O poeta gauche das inúmeras faces

Drummond e as várias vozes que o constituem

Autores

  • Felippe Nildo Oliveira de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Paula Sarmento Carneiro Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

análise do discurso, sujeito, heterogeneidade discursiva, Drummond

Resumo

Para realizar este estudo, a fundamentação teórica embasou-se nos textos de Brandão (1997) e de Fernandes (2008), enfocando a noção de sujeito da Análise do Discurso de linha francesa como um ser cindido que precisa do Outro que o constitui para produzir discursos. Da mesma forma, tomou como base os estudos de Authier-Revuz (1990) e de Mesquita & Rosa (2010), que enfatizam a natureza heterogênea que constitui o sujeito e que é revelada em seu discurso, e de Santos (2009), que destaca a relação entre Análise do discurso e Literatura. Após a leitura dos textos teóricos, houve a análise discursiva do Poema de sete faces de Drummond, que buscou levantar indícios de como se dá a relação de heterogeneidade discursiva que constitui o sujeito-autor Drummond na materialidade linguística da poética drummoniana. Percebeu-se que o poeta, enquanto sujeito-autor, utiliza-se de diferentes vozes. No caso do poema analisado, estas vozes são predominantemente oriundas de textos bíblicos, para formar uma aparente unidade discursiva.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Volume 5, número 1